Patrícia Latorre

Patrícia Latorre, Conselheiro Sênior da StoneTurn, possui mais de 25 anos de experiência em gestão de riscos, compliance e auditoria. Especialista em implementação, avaliação e remediação de programas antifraude e compliance. Ela também tem uma vasta experiência na realização de avaliações de riscos operacionais, financeiros e reputacionais.

Mais recentemente, Patrícia trabalhou como parte da equipe de Forensic Adviser, apoiando o Monitor Independente de Compliance da Volkswagen AG nomeado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) – uma das maiores e mais importantes monitorias de compliance corporativa da história. Ela co-liderou testes de gerenciamento de risco para VW e Audi e trabalhou em parceria com uma equipe multidisciplinar de advogados, contadores forenses e profissionais de compliance responsáveis por procedimentos relacionados a riscos. Seu foco específico estava no desenho e implementação de controles internos e sistemas de suporte, garantindo que todos os protocolos de compliance, gerenciamento de riscos e treinamento fossem cumpridos. Patrícia também foi responsável pelas revisões de qualidade dos testes de controles de gerenciamento de riscos.

Antes de ingressar na StoneTurn, Patrícia passou 18 anos de sua carreira na PwC Brasil, onde foi Sócia de Auditoria. Como Sócia de Auditoria, atuou principalmente na área de auditoria externa com foco em clientes de telecomunicações, comunicação, entretenimento e mídia.

No início de sua carreira na PwC Brasil, Patrícia coordenou trabalhos de auditoria em diversos países da América Latina e em uma ampla gama de setores (produtos de consumo, manufatura, mineração, transporte, automotivo, energia e construção civil) e foi responsável pela revisão de projetos de auditoria externa quando atos ilícitos por parte dos clientes eram detectados. Ela também conduziu treinamento com foco em detecção de risco de fraude e procedimentos de auditoria relacionados, para a prática de auditoria externa da PwC Brasil.

Durante seu intercâmbio na PwC EUA, Patrícia trabalhou na prática de Forense, onde participou de projetos anticorrupção e desenvolveu ferramentas e programas de trabalho anticorrupção e para avaliar a existência de fraude. Em seu mandato na prática Forense, Patrícia se concentrou em servir clientes para identificar e avaliar riscos de fraude, má conduta e reputação, avaliar o desenho e validar a eficácia operacional de programas e controles antifraude e desenhar procedimentos de auditoria, visando dar respostas para suspeita ou alegações de fraude. Patrícia também coordenou e participou de projetos anticorrupção relacionadas ao Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) no Brasil, EUA e Europa.

Ela liderou trabalhos de avaliação de riscos envolvendo identificação e classificação de riscos, mapeamento de controles para mitigar os riscos identificados e avaliação do design e operação de controles por meio de walkthroughs, entrevistas e aplicação de análise de dados, resultando em recomendações para melhoria de processos e controles.

Patrícia possui ampla base de conhecimento em assuntos contábeis, demonstrações financeiras preparadas em US GAAP e IFRS, e demonstrações de empresas listadas na SEC e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela é contadora no Brasil, US Certified Public Accountant (licenciada no estado do Maine) e Certified Compliance & Ethics Professional – International (CCEP-I). Patrícia tem como língua nativa o português e é fluente em inglês.